Tinha eu quinze anos quando descobri pela primeira vez a minha própria cidade. Vimaranense de gema, admito que, até aquele momento, não conhecia mais do que o Shopping e o cinema de Guimarães, o velhinho “S. Mamede”. Mudar de escola foi o motivo desta nova descoberta, que eu receava, mas que, ao mesmo tempo, me puxava. No início olhava apenas o chão, observava as pessoas, caminhava indiferente a tudo e, se calhava de admirar algum local, logo olhava para o caminho de novo e seguia em frente.
Com o passar do tempo, sentia-me mais segura para partir à descoberta da velha urbe e a minha curiosidade ia crescendo… o Castelo, o Paço dos Duques de Bragança, a Praça da Oliveira, as Muralhas ou ainda e até o Parque da Cidade, o PC para os da minha idade, foram locais por onde passei e por onde deambulei e que me fascinaram com a sua grandeza e imponência.
Todavia, foi apenas com dezassete anos que decidi dedicar-me a Guimarães de corpo e alma. Tornei-a o meu projecto e empenhei-me ao máximo. Aprendi coisas sobre ela que desconhecia totalmente, tirei fotos que mostravam bem a minha visão da mesma e que me faziam ver que só naquele momento a descobri verdadeiramente.
Dei cada passo com uma companhia especial e estes lugares ganharam também uma conotação carinhosa, afectuosa. Quis mostrar aos outros vimaranenses, ou doutro local qualquer, o quão valiosa é a cidade de Guimarães, tanto a nível cultural, como também patrimonial, artístico e gastronómico.
Por isso espero que este blog seja o culminar do meu trabalho, cada vez mais completo e aperfeiçoado, que tem como intuito mostrar a importância, a beleza e a imponência da minha cidade natal, do berço da nossa Nação, GUIMARÃES!
Sem comentários:
Enviar um comentário