domingo, 23 de setembro de 2012

A cidade


A cidade de Guimarães situa-se no Norte do país – mais precisamente no noroeste – e pertence à região do Minho, mais especificamente ao Vale do Ave. Guimarães pertence ao distrito de Braga e há, entre estas cidades, uma grande rivalidade entre adeptos de futebol do Vitória de Guimarães e do Sporting de Braga.
Segundo os Censos 2011, a cidade de Guimarães tem actualmente 158.124 habitantes, sendo a população feminina ligeiramente maior, com 51,45% da população total, restando 48,55% de população masculina. No município existem ainda 43.927 de edifícios e 66.789 alojamentos.

A região do Vale do Ave já foi muito importante, pois reteve, durante muito tempo, um número elevado de empresas têxteis que empregavam milhares de pessoas. Esta cidade é ainda uma das mais importantes do país a nível histórico, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade. Deste modo, a cidade torna-se também um dos maiores centros turísticos da região, no qual se conjugam o passado e a história com o dinamismo das cidades contemporâneas. 

A rede rodoviária de auto-estradas é uma das melhores vias de chegar a Guimarães, tanto através da auto-estrada A7 e como da A3. Guimarães situa-se a 3 horas de distância de Lisboa e a 45 minutos do Porto. Para quem se dirigir de Braga a A11 é a auto-estrada mais aconselhada, chegando em 15 minutos à cidade de Guimarães. Existem ainda várias empresas rodoviárias que efectuam ligações, directas ou não, entre qualquer ponto de Portugal e Guimarães. A ligação ferroviária faz-se apenas através da cidade do Porto e em 60 minutos. O aeroporto mais próximo de Guimarães é o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, que fica a cerca de 50 km de Guimarães.

    A "Cidade Berço", como é muitas vezes designada a cidade de Guimarães, adquiriu este cognome, pois aqui nasceu D. Afonso Henriques, filho de D. Henrique, que  estabeleceu o centro administrativo do Condado Portucalense  em Guimarães. A tão conhecida Batalha de São Mamede foi aqui travada na periferia da cidade, a 24 de Junho de 1128, facto que também contribuiu para que a cidade recebesse este tão acarinhado cognome.




Sem comentários: